Mensagem do Presidente

Bem-vindos à CPLS - Comunidade Portuária e Logística de Sines!

A CPLS é uma associação de entidades públicas e privadas cuja atividade está ligada ao complexo portuário de Sines. Foi constituída a 9 de junho de 2011 como CPSI - Comunidade Portuária de Sines e tomou o seu nome atual a 5 de fevereiro de 2020 com o intuito de realçar a importância da integração do porto nas cadeias logísticas.

A missão da CPLS é promover o desenvolvimento do complexo portuário de Sines, congregando os interesses e as valências dos seus associados. Entre os objetivos a atingir destacam-se o aumento de produtividade por via da desburocratização e da inovação tecnológica, a valorização dos seus ativos e meios humanos e a consolidação de Sines como o principal porto Atlântico da Península Ibérica, atraindo novos investimentos na área portuária e na sua envolvente industrial e logística.

Os próximos anos prometem ser de intensa atividade em Sines, estando em marcha vários projetos, incluindo o aumento da capacidade de movimentação de contentores de 2,3 para 7,6 milhões de TEUs, o desenvolvimento de um hub logístico internacional (ZALSINES) e de um hub tecnológico (SINES TECH), assim como fortes investimentos no cluster de refinação e petroquímica e a reconversão do Terminal Multipurpose de Sines em virtude da redução da importação de carvão para as centrais termoelétricas.

Por outro lado, a preocupação ambiental é um fator determinante para o crescimento sustentável de Sines. Neste domínio, deve ser referido o forte crescimento das importações de Gás Natural Liquefeito (GNL) que potencia a sua utilização como combustível marítimo, bem como os projetos em curso de infraestruturas ferroviárias e energéticas.

Finalmente, é de toda a justiça enaltecer o apoio que tem sido prestado à CPLS pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve, desde a cedência de espaço de escritório até ao desenvolvimento e gestão deste site.  

Sines 15 de Fevereiro de 2020